- Nº 2128 (2014/09/11)
Nota informativa do Secretariado do Comité Central

Avante! Mais espaço<br>Mais Festa<br>Futuro com Abril

Festa do Avante!

Image 16638

O Secretário-geral do PCP acabou de tornar público a aquisição de um novo terreno para alargar a Festa – a Quinta do Cabo da Marinha.

A Festa do Avante! vai contar no futuro com mais espaço: à Quinta da Atalaia junta-se agora o espaço da Quinta do Cabo. Ao actual e magnífico terreno da Festa, soma-se um espaço contíguo de sete hectares com um enquadramento paisagístico de grande qualidade, arvoredo, sombra e terreno aberto, que permitirá aumentar em um terço o espaço disponível para a Festa e alargar significativamente a sua ligação à Baía do Seixal.

Há 25 anos, Álvaro Cunhal anunciou a aquisição da Quinta da Atalaia, fazendo terminar assim «o jogo indigno de governos e outras entidades de cederem terrenos abandonados, cheios de matos e pedras, com a esperança de nos afundarmos neles…».

O Partido passou a dispor de terreno próprio para a realização da Festa e desde essa altura que se colocou a aspiração – do colectivo partidário, dos visitantes da Festa, de todos os que a reconhecem como a maior realização político-cultural do País – de alargar e melhorar o espaço para a sua realização.

Após 25 anos de esforços surgiu finalmente a oportunidade, que não podíamos desperdiçar, de concretizar essa aspiração. Se não o fizéssemos poderíamos perder a única possibilidade realmente existente de expansão da Festa.

A aquisição do novo terreno permitirá uma ainda maior valorização da Festa, um alargamento que não era possível com os condicionamentos existentes, o encontrar de melhores soluções para a reformulação dos seus espaços e enriquecimento dos seus conteúdos, para a melhoria de condições da sua preparação, funcionamento e acolhimento dos visitantes.

A Festa do Avante, grande festa do povo e da juventude, festa de Abril, bem como o terreno para a sua realização, a sua valorização e alargamento, são uma obra colectiva, fruto da dedicação e criatividade, da participação e da militância. Tal como aconteceu com a Quinta da Atalaia, foi anunciada a realização de uma campanha de fundos para a aquisição da Quinta do Cabo que mobilizará todo o colectivo partidário na sua concretização e no seu êxito.

Há 25 anos, no momento difícil que então se vivia, foi decidida a aquisição da Quinta da Atalaia. Hoje, como então, num momento particularmente exigente e difícil, a decisão de adquirir, por 950 mil euros, a Quinta do Cabo, um novo terreno para alargar a Festa, revela a confiança do PCP, no colectivo partidário, nos visitantes e amigos da Festa, nos democratas e patriotas, nos trabalhadores, na juventude, no povo português e assenta na convicção de que é possível resistir, enfrentar dificuldades e vencer obstáculos, de que é possível abrir o caminho do futuro, dos valores de Abril no futuro de Portugal.

Viva a Festa!

Avante com a Campanha!

5.09.2014